segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A HIPERATIVIDADE DO ALUNO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Hugo Norberto Krug

Considerações iniciais a respeito da hiperatividade na Educação Física Escolar
Como profissionais da Educação, durante nossas atividades, nos deparamos com várias situações diferenciadas. A hiperatividade infantil é uma destas situações.
        Conforme Rhode e Benczik (1999) estima-se que cerca de 3 a 6% das crianças em idade escolar apresentam hiperatividade.
        De acordo com Goldstein e Goldstein (2001) o termo hiperatividade é empregado porque é breve, simples, familiar e, em muitas pesquisas clínicas e para fins didáticos, poder melhor definir essas crianças.
Goldstein e Goldstein (2001) colocam que a criança hiperativa representa um enorme desafio para os pais e professores. Salientam que as pesquisas sugerem que a hiperatividade pode ser o problema mais persistente e comum na infância. É persistente ou crônico porque não há cura e muitos problemas apresentados pela criança hiperativa devem ser administrados, dia-a-dia, durante a infância e a adolescência. Ainda destacam que é possível que os problemas resultantes da hiperatividade estejam entre as razões mais freqüentes que justificam o encaminhamento de crianças com problemas de comportamento a médicos, psicólogos, educadores e outros especialistas em saúde mental.
        O objetivo deste ensaio foi fornecer informações/conhecimentos a respeito da hiperatividade infantil que possam contribuir na prática pedagógica do professor de Educação Física na escola.

O que é hiperatividade?
Para Rhode e Benczik (1999, p.37) a hiperatividade é um problema de saúde mental que tem três características básicas: a) a desatençãob) a agitação; e, c) a impulsividade.
De acordo com Goldstein e Goldstein (2001), para o senso comum, a hiperatividade se manifesta a partir de quatro características de comportamento:
1) Desatenção e distração - as crianças hiperativas tem dificuldade em se concentrar em tarefas e prestar atenção de forma consistente quando comparadas com seus colegas;
2) Superexcitação e atividades excessivas - as crianças hiperativas tendem a ser excessivamente agitadas e ativas,e facilmente levadas a uma emoção excessiva;
3) Impulsividade - as crianças hiperativas tem dificuldade de pensar antes de agir; e,
4) Dificuldades com frustrações - as crianças hiperativas tem dificuldades para trabalhar com objetivos de longo prazo.
Ainda segundo Goldstein e Goldstein (2001) até 1980, hiperatividade era o termo usado pela comunidade profissional para descrever a criança desatenta, excessivamente ativa e impulsiva. De 1980 até 1987, a American Psychiatric Association mudou o rótulo diagnóstico de "reação hipercinética da infância" para "distúrbio de déficit de atenção". Durante esse período a criança poderia ser considerada impulsiva e desatenta, sem ser excessivamente ativa. Em 1987, o sistema diagnóstico foi mudado novamente e as deficiências de habilidade dessas crianças foram oficialmente denominadas "distúrbio da hiperatividade com déficit de atenção". Na mesma época, um grupo de profissionais decidiu que a maioria das crianças que experimenta problemas de desatenção e impulsividade também experimenta problemas de agitação psicomotora. Essa mudança não foi bem aceita pela comunidade profissional e provavelmente a definição clínica e/ou rótulo ainda irá mudar outra vez. É provável que venha a se fazer uma distinção entre crianças que experimentam dificuldade em prestar atenção e aquelas que experimentam uma gama maior de déficits de habilidade, entre estes a desatenção, a agitação psicomotora e a impulsividade.
        Conforme Topczenski (1999, p.41) a maioria dos pacientes com quadro de hiperatividade apresentam desenvolvimento normal, mas alguns denotam defasagem no desenvolvimento motor. Nestes casos, o que mais se encontra é o paciente com alterações de coordenação motora e do equilíbrio, comprometendo suas atividades da vida diária. Estas atividades estão diretamente ligadas ao fato de que a criança hiperativa encontra grande dificuldade de concentrar-se numa determinada atividade, e assim, embora suas variadas experiências motoras, que na maioria das vezes são de forma desorganizada, pouco contribuem para a estruturação do esquema corporal.

As causas da hiperatividade
        Segundo Goldstein e Goldstein (2001) as causas da hiperatividade são: a) fatores ambientais; e, b) hereditariedade. Destacam que a hereditariedade é a causa mais freqüente de hiperatividade.
        Os autores citados ainda salientam que a hiperatividade pode também ser compreendida como resultante de uma disfunção do centro de atenção do cérebro que impede que a criança se concentre e controle o nível de atividade, as emoções e o planejamento. O comportamento hiperativo, portanto, pode ser encarado como um mau funcionamento desse centro de atenção, acarretando problemas de desempenho.
        Goldstein e Goldstein (2001) colocam que os pais não provocam a hiperatividade, mas seu comportamento pode determinar o número de problemas em casa, na escola ou com amigos.
        Dizem ainda que a hiperatividade não tem cura e precisa ser controlada com eficácia durante toda a infância. Afirmam que a hiperatividade atinge mais os meninos do que as meninas.

Como diagnosticar a hiperatividade?
Goldstein e Goldstein (2001) sugerem um processo de cinco etapas para diagnosticar a hiperatividade:
1ª) O comportamento da criança deve se enquadrar na definição de "distúrbio da hipartividade com déficit de atenção (DHDA) conforme descrito na edição mais recente do Diagnostic and Statistical Manual, da American Psychiatric Association (WASHINGTON, 1987). De acordo com este manual a criança deve manifestar um certo número de comportamentos tais como agitação constante, problemas para permanecer sentada, ficar distraída por qualquer motivo, problemas para aguardar a sua vez, respostas impulsivas, problemas para completar as coisas, dificuldade de continuar realizando uma tarefa, deixar muitas coisas inacabadas, dificuldade para brincar tranqüilamente, falar excessivamente, interromper freqüentemente os outros, não escutar, ser desorganizado e expor-se a muitos riscos;
2ª) Aplicação de um questionário bem elaborado pelos pais e professores. Esses questionários mostram-se muito precisos em identificar crianças que apresentam problemas e deficiências de habilidade consistentes com a hiperatividade. Lembre-se, entretanto, de que os questionários não fazem diagnóstico, apenas descrevem os comportamentos;
3ª) Coleta de informações objetivas e científicas relativas ao comportamento e às deficiências de habilidades da criança. Ela inclui a observação de seu comportamento em aula e um teste direto com a criança, com o objetivo de avaliar a habilidade da criança de prestar atenção, planejar e se organizar de várias maneiras, incluindo testes que usam lápis e papel, como o do labirinto. A habilidade da criança de imitar movimentos motores pode ser também importante;
4ª) Avaliação cuidadosa da criança em vários ambientes. Isso inclui, no mínimo, a escola, a sua casa e a vizinhança. Lembre-se, embora as crianças hiperativas não apresentem os problemas com a mesma gravidade em todas as situações, elas normalmente apresentam alguma dificuldade na maioria das situações diárias; e,
5ª) Considerar, cuidadosamente, se os sintomas refletem ou não algum outro distúrbio emocional, de aprendizagem ou clínico. Não devemos esquecer que, freqüentemente, problemas como a hiperatividade caracterizam crianças com dificuldades sociais, de linguagem, de aprendizado e de comportamento.
        Goldstein e Goldstein (2001) destacam que o objetivo do diagnóstico não é classificar a criança ou decidir sobre um tratamento em particular. Um diagnóstico de hiperatividade não implica que qualquer tratamento especial seja necessário. É tolice supor que qualquer tratamento isolado pode solucionar todas as dificuldades da criança em todas as situações. A maioria dos problemas vivenciados por uma criança hiperativa não pode ser evitada, porém eles podem ser eficientemente administrados.
        Se você suspeita de que a criança é hiperativa, consulte um médico, um psicólogo ou uma equipe de educação especial.
        O papel do médico é procurar por uma causa clínica, determinar a necessidade de testes clínicos e tomar decisões sobre a necessidade de tratamento médico.
        Uma avaliação minuciosa de hiperatividade inclui informações sobre o histórico do desenvolvimento, da personalidade, do desempenho escolar, do relacionamento com os amigos, do comportamento em casa e na escola, e da condição clínica da criança.

O que fazer?
Para Goldstein e Goldstein (2001) algumas crianças hiperativas vivenciam dificuldades de aprendizado em tarefas escolares. Contudo, a maioria, é capaz de aprender e muitas vezes conseguem mesmo que não prestem atenção continuamente, nem completem a lição com eficiência. Assim, freqüentemente os professores de crianças hiperativas sentem-se tão frustrados quanto os pais. Entretanto, com auxílio, a maioria das crianças hiperativas podem obter sucesso em classes normais. O sucesso escolar da criança hiperativa exige uma combinação de intervenções médica, cognitiva e de acompanhamento.
Goldstein e Goldstein (2001) sugerem uma lista que serve como diretriz para projetar uma aula para uma criança hiperativa: a) o professor sabe sobre hiperatividade em crianças e está disposto a reconhecer que este problema tem um impacto significativo sobre as crianças da classe; b) o professor parece entender a diferença entre problemas resultantes de incompetência e problemas resultantes de desobediência; c) o professor não emprega, como primeira opção o reforço negativo ou a punição como meios para lidar com problemas e para motivar as crianças na aula; d) a aula é organizada; e) existe um conjunto claro e consistente de regras na classe. Exige-se que todos os alunos aprendam as regras; f) existe uma rotina consistente e previsível na aula; g) o trabalho escolar fornecido é compatível com o nível de capacidade das crianças; h) o professor está mais interessado no processo que no produto; i) o professor é capaz de usar um programa modificado para a criança, se for necessário; j) o professor ignora o desvaneio ou a desatenção em relação à lição que não perturbe as outras crianças; k) o professor está disposto a alternar atividades de alto e baixo interesse durante toda a aula; l) o professor está disposto a oferecer supervisão adicional; m) o professor é capaz de antecipar os problemas e fazer planejamentos de antemão para evitar esses problemas; n) o professor está disposto a auxiliar a criança hiperativa a aprender, praticar e manter aptidões organizacionais; o) o professor aceita a responsabilidade de se comunicar com os pais continuamente; p) o professor fornece instruções diretas para a criança hiperativa; q) o professor é capaz de manter um controle eficaz sobre toda a classe, bem como sobre a criança hiperativa; r) o professor está disposto a evitar que a criança hiperativa fique superexcitada; s) o professor está disposto a permitir movimentos na aula; t) o professor entende como e quando variar seus métodos; e, u) o professor parece capaz de encontrar algo de positivo, bom e valioso em toda a criança.
        Já Rhode e Benczik (1999) dizem que o professor tem papel fundamental no processo de aprendizagem e na saúde mental de crianças com hiperatividade. Na verdade, o professor tem vários alunos para atender e ensinar e recebe, muitas vezes, alunos provenientes de famílias em que as questões de limite não são de modo adequado manejadas. Isso lhe impõe uma dupla tarefa para cada criança, ou seja, ensinar e educar.
        Salientam que o professor deve escolher estratégias que melhor se adaptem a sua realidade e que sejam possíveis de implementação no sentido de obter maior qualidade no processo de ensino-aprendizagem. Afirmam ainda que uma atividade física regular é fundamental para qualquer criança, e mais importante ainda naquelas que apresentam hiperatividade.

Considerações finais a respeito da hiperatividade na Educação Física Escolar
Goldstein e Goldstein (2001) dizem que as crianças hiperativas tem uma grande probabilidade de enfrentar problemas escolares, sociais, familiares e até legais. Entretanto, destacam que pais informados, orientação, diversão, unidade familiar, bons amigos e sucesso na escola são componentes essenciais na fórmula de sucesso para a criança hiperativa.
Existem quatro passos para o sucesso:
1) Compreender como a hiperatividade afeta a criança;
2) Reconhecer a diferença entre desobediência e incompetência;
3) Aprender a dar ordens positivas; e,
4) Promover o sucesso.
        Os três tipos de tratamento utilizados em crianças hiperativas são medicamentos, técnicas de orientação e técnicas de desenvolvimento de aptidões. Todas as três intervenções são utilizadas em casa e na escola.
        Problemas de hiperatividade não podem ser curados, mas devem ser controlados.
        Segundo Goldstein e Goldstein (2001) algum dia, os mistérios da hereditariedade e do funcionamento do cérebro serão descobertos, e aí, conquistaremos uma importante compreensão de muitos comportamentos humanos, inclusive a hiperatividade. Com esse entendimento poderá advir uma cura. Até lá, pais e profissionais deverão trabalhar juntos e de modo responsável para definir, observar, avaliar e controlar a hiperatividade.

Referências
GOLDSTEIN, S.; GOLDSTEIN, M. Hiperatividade: como desenvolver a capacidade de atenção da criança. 7. ed. Campinas: Papirus, 2001.

RHODE, L.A.; BENCZIK, E.B.P. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - O que é? Como ajudar? Porto Alegre: ArtMed, 1999.

TOPCZEWSKI, A. Hiperatividade: como lidar? São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

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